Ontem uma notícia me deixou aflita. Uma criança de 9 anos, um menino, numa escola particular leva um tiro e morre....um colega de escola atira e mata. Simples assim.
Posso imaginar como está esta mãe....aos pedaços. Voce deixa seu filho na escola e ele não volta.
Isto mexeu muito comigo Não é a lei natural das coisas. Uma mãe não deve ver seu filho partir.
A dor desta mãe me aflige, me sensibiliza, comove.....mais nada a dizer
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Presentes
Adoro comprar presentes. Principalmente para meu marido e meus filhos. Fico mais feliz que eles.
Pode parecer bobagem mas eu sinto um imenso prazer em presentear. Mas sou mala até nisto. Gosto que digam que gostaram então fico perguntando: gostou? ficou bom? era isto que voce queria? Já usou? .....
É ansiedade pura. Fico feliz em presentear e quero que a pessoa compartilhe do que estou sentindo, é só isto.
Quando eu lhes der um presente, por favor digam que adoraram, que era justamente o que estava precisando, que eu adivinhei seus pensamentos, que nem dormiu de tão feliz, que vai mostrar para todo mundo, etc, etc, etc...
Pode parecer bobagem mas eu sinto um imenso prazer em presentear. Mas sou mala até nisto. Gosto que digam que gostaram então fico perguntando: gostou? ficou bom? era isto que voce queria? Já usou? .....
É ansiedade pura. Fico feliz em presentear e quero que a pessoa compartilhe do que estou sentindo, é só isto.
Quando eu lhes der um presente, por favor digam que adoraram, que era justamente o que estava precisando, que eu adivinhei seus pensamentos, que nem dormiu de tão feliz, que vai mostrar para todo mundo, etc, etc, etc...
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Divagações......
Esta noite sonhei com a Angélica, ainda um bebe em meu sonho. Era a coisa mais fofa do mundo. Parecia uma boneca, um sorriso lindo, olhos brilhantes e falava sem parar. Como tenho saudades dos meus filhos bebes!!!!
As aflições eram muitas. Eu tinha a ilusão, que toda mãe tem, que quando crescer vai melhorar, fica mais independente, dá menos trabalho. Ledo engano!
Filho é igual vídeo game, cada fase vai ficando mais difícil, os desafios são maiores, os obstáculos vão se erguendo, muros nos dividem, difíceis de transpor às vezes, mas nada é impossível para uma mãe.
Enquanto são pequenos e dependentes reclamamos, mas somos imprescindíveis! Mãe necessária para tudo. Com o tempo ficamos chatas, para eles, ultrapassadas, caretas, ridículas, malas.
Os filhos somente irão nos entender quando estiverem em nosso papel como pai, mãe....
Não falo isto com tristeza. Não quero que este blog seja depressivo, triste....coloco aqui meus pensamentos, minhas divagações. Tenho muitas histórias dos meus filhos, coisas engraçadas, muita queimação de filme...
Por hoje só saudades....sinto falta dos meus bebezinhos.
domingo, 26 de setembro de 2010
Frango com batata em volta
Sempre que eu cozinho aos domingos me lembro das crianças. A Angélica gostava se sugerir cardápios, sempre com peixe ou camarão incluído e o Thales só sugeria frango com batata em volta. Eu ria e 'as vezes até fazia. Aliás, fiz muitas vezes.
O elogio nunca vinha. Toda mãe quando cozinha espera elogio...mas ninguém fazia. Mas se estivesse salgado ou sem sal....daí todo mundo reclamava.
Sempre que faço algum prato diferente penso neles, meus filhos. Gostaria que estivessem aqui para provar, para criticar, reclamar.....adoro cozinhar....mas faz tempo que não faço frango com batata em volta
O elogio nunca vinha. Toda mãe quando cozinha espera elogio...mas ninguém fazia. Mas se estivesse salgado ou sem sal....daí todo mundo reclamava.
Sempre que faço algum prato diferente penso neles, meus filhos. Gostaria que estivessem aqui para provar, para criticar, reclamar.....adoro cozinhar....mas faz tempo que não faço frango com batata em volta
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Sonhos

Os sonhos 'as vezes me incomodam. Principalmente quando são ruins e as coisas ruins acabam acontecendo. Fico sempre apreensiva quando tenho um sonho ruim com meus filhos. Estes sonhos me assustam porque trazem datas, visões exatas. O motivo de tanta apreensão é que um deles aconteceu uma vez....mas felizmente consegui tirar meu filho a tempo de nada acontecer. Vou contar:
Sonhei com o carro do meu ex-marido tombado na estrada, no meio de um gramado e, ao lado do carro, o chinelo do Thales, que tinha 4 anos na epoca. Avisei a tempo. Não viaje com as crianças. O carro virou no gramado. Felizmente ninguém se machucou.
Entendem minha preocupação?
Sonhei novamente com o dia 17 de janeiro. Alguém me dizia no sonho para não esquecer de marcar na agenda. Eu vou estar com voce, queira ou não. Não gosto deste sentimento de coração apertado.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Auto estima II
Para algumas pessoas falta auto-estima. Outras sobram. Este cara ao lado, eu admiro. Ele é o cara! É lindo e sabe disto! Olha a pose!!!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Auto-estima

Porque quanto mais crescemos, menos nos achamos...ou mais. Algumas pessoas tem auto-estima lá em cima. Se acham! Outras andam sempre de cabeça baixa. Acreditam que o mundo as está criticando. Não recrimino as pessoas que se acham não. Isto é muito bom!!! Todos nós temos mais é que nos olhar no espelho e gostar do que está vendo. Beleza é muito relativo e não existe uma definição para beleza. Bonito ou belo é o que agrada aos olhos e ao coração. O que é bonito para mim pode não ser bonito para voce e vice-versa. Não existe padrão para beleza.
Mas porque estou falando disto? Porque mãe acha sempre seus filhos lindos. Os meus são. Minha filha quando saía com as amigas nunca pedia minha opinião sobre como estava. Sempre dizia que minha opinião não valia. Opinião de mãe não vale!
Filha, voce é linda e não sou só eu que acha. Olhe-se sempre de frente no espelho e goste do que ve. Seja feliz agora! Não espere por isto ou aquilo. Viva o agora! Te amo.
Auto estima

Porque quanto mais crescemos, menos nos achamos...ou mais. Algumas pessoas tem auto-estima lá em cima. Se acham! E não estou recriminando. É muito bom!!! Todos nós temos mais é que nos olhar no espelho e gostar do que está vendo. Beleza é muito relativo. O que é bonito para mim pode não ser bonito para voce e vice-versa. Não existe padrão para beleza. Mas porque estou falando disto? Porque mãe acha sempre seus filhos lindos. Os meus são. Minha filha quando saía com as amigas nunca pedia minha opinião sobre como estava. Sempre dizia que minha opinião não valia. Opinião de mãe não vale!
Filha, voce é linda e não sou só eu que acha. Olhe-se sempre de frente no espelho e goste do que ve. Seja feliz agora! Não espere por isto ou aquilo. Viva o agora! Te amo.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Saudades
Sim, eu já estou com saudades dos meus bebes. Sinto saudades dos bebes das fotos, dos meus filhos que um dia foram tão dependentes, tão mais próximos, tão mais meus.
Hoje bateu aquele momento nostalgia. Saudades do cheirinho, de levar café na cama, de acordar com beijinho, fazendo cócegas. Tempos que não voltam, mas que foram bons demais. Este tempo que passei com meus filhos foram tudo. Acredito que fui e sou uma boa mãe. Não sou do tipo grudenta......ai....sou sim....mas criei meus filhos independentes, os criei para o mundo, para conquistar.
Durante muito tempo me senti culpada pela distancia e pelas circunstancias, mas fiz meu papel e faço até hoje. Faço sempre tudo que está ao meu alcance, até gostaria de fazer mais.....
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
O almoço aconteceu...

Num sábado ensolarado, meio nublado....não...estava quente, mas não estava sol....não importa....e fomos nós, eu e Daniel, rumo a Campinas.
Olha, foi muito legal. Rimos muito, rimos tanto que até incomodamos os infelizes presentes. Sim, porque a felicidade alheia incomoda. E eu estava feliz....estar com meus filhos é muito bom.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Distancia
É bom morar longe dos filhos ou deixa-los morar longe. A distancia acaba unindo. Nós achamos que somos essenciais na vida deles e eles, os filhos, acham que nós somos demais. E as vezes somos mesmos. Somos malas, intrometidas que querem saber tudo: onde vai, com quem, a que horas volta, volta com quem...não vai beber demais....cuidado.....estas coisas que sempre dizemos e eles não ouvem, não se iluda. Não ouvem mais porque falamos isto sempre, cansamos seus ouvidos.
Daí a importancia de vivermos longe. Será sempre bom para ambas as partes. Nós, mães, podemos nos cuidar mais, pensar em nossas vidas e tratarmos de ser felizes e, para nossos filhos o poder de andar sozinhos, de resolver seus problemas sozinhos e até sentir nossa falta.
Eu sou mala, eu não os deixo sentir saudades, não consigo. Eu tenho que ligar, mandar email, sms....rs. Sou uma mãe apaixonada.
Fiz minhas escolhas na vida. Me separei, casei novamente e entre estas escolhas, ficar longe dos meus filhos....mas só longe, sem morar junto, na mesma casa.
Agora eu em São Paulo, eles em Campinas, a 100 km de distancia. Para eles está sendo bom e para mim também: crescemos, mas eu continuo a ser a mãe mala.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Medo
Todos os dias, quando saio de casa, tenho medo. Medo de acontecer algo comigo e com meus filhos. Antes eu não tinha medo de nada. Depois que meus filhos nasceram passei a ter medo de tudo. O medo é a incerteza do futuro dos filhos. Medo que se machuquem, que fiquem doentes, que passem fome, que sejam agredidos, medo, medo, medo....
É uma sensação muito ruim. Uma apreensão constante. Eu não sei as outras mães, mas eu penso nos meus filhos o tempo todo. Quando vou a um lugar legal, penso: vou traze-los aqui....mas isto é difícil....eles tem suas vidas...seus amigos...
Quando são pequenos, é mãe, mãe, mãe...o dia todo. A medida que crescem os amigos são mais importantes, o namorado, a namorada, ficamos ultrapassadas, somos mães malas.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Almoço ou parto com forceps?
Como é difícil "agendar"um almoço com meus filhos. "Não pode ser muito cedo, pois quero dormir até mais tarde"......"se eu não estiver cansada eu vou...senão fica para outro dia"....
É..... só eu sinto falta deles...agora estou fazendo drama mesmo. Sou mala e dramática: mala-dramática.
Que saco!!!!!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
O início
Eu casei criança e 3 meses depois de casada estava grávida. Uma sensação muito estranha. Primeiro voce fica curioso para saber se é menino ou menina, depois começam as preocupações: se vai ser perfeito, saudavel. Esta é a principal preocupação de todas as mães. São somente as primeiras. É legal ficar grávida, todo mundo te acha linda embora voce esteja igual ao peru da sadia. Aí vem emoção do parto, a curiosidade em ver com quem se parece, se está tudo bem, se é perfeito/a. Eu não quis saber o que era. A emoção da surpresa é a melhor de todas. E ali estava ela, Angélica: 48 cm, 2,600 Kg, careca, branca, olhos enormes, boca enorme...minha filha. Que sensação mais estranha, boa e ruim ao mesmo tempo. Um ser humano que depende de voce para sobreviver. Se voce não cuidar, morre. Engraçado que eu lembro dos detalhes, do cheiro...cheiro de criança é uma delícia....e quanto trabalho: fraldas, coco mole, coco duro....e a ilusão de que quando crescer vai dar menos trabalho. Realmente algumas coisas ficam mais fáceis. Voce não precisa mais trocar fralda, limpar a bunda, dar comida na boca. A independência tem um preço: mais preocupação. Agora não depende tanto de mim. Só chama a mãe e só lembra dela nas horas de aflição. ( Não é drama; meus filhos dizem que sou dramática. Toda mãe é!). O mundo é perigoso, na visão das mães e ninguém é bom o suficiente para estar com os filhos e filhos são todos iguais. Nos acham malas, chatas, ultrapassadas, ridículas, grudentas....sou mesmo, sou mãe mala assumida. E até sou mais moderna porque acho que existem pessoas boas que podem compartilhar dos meus filhos, que podem namorar e casar com eles.
O meu bebe branco e careca já casou. O meu outro bebe (outro dia falo mais dele) ainda está por aí....mas ele é mais mala que eu....rs...e tem muita história sobre ele.....
domingo, 5 de setembro de 2010
Leandro e Leonardo
..."vamos pegar o primeiro avião, com destino 'a felicidade; a felicidade prá mim é você".....este é um trecho de uma música de Leandro e Leonardo, de 1991.Vocês devem estar se perguntando...e daí? ....Vou começar do começo: quando meu filho Thales tinha 3 anos, ele cantava esta música para mim...me beijava, me abraçava...uma delícia....e daí? Hoje ele me mandou o mesmo trecho da música numa mensagem no celular, seguido da frase "lembrei de você". Perguntem novamente: e daí? Daí que fiquei super feliz. Ele estava em um churrasco, tocou a música e ele lembrou...e daí vocês devem estar pensando....que idiota...pode ser para vocês, mas para mim foi a glória, ganhei 2 x meu dia, que já foi maravilhoso.
Só quem é mãe sabe a delicia de uma declaração de amor de um filho. Estou emocionada até agora. Ainda mais do Thales, que adora me zoar.
Filho, você me fez mais feliz hoje. Obrigado. Te amo....sua mãe mala
Só quem é mãe sabe a delicia de uma declaração de amor de um filho. Estou emocionada até agora. Ainda mais do Thales, que adora me zoar.
Filho, você me fez mais feliz hoje. Obrigado. Te amo....sua mãe mala
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Mãe mala
Meu nome é Rosangela, já passei ds 40 (não importa o quanto, tenho 2 filhos do meu primeiro casamento: Angélica e Thales, ambos adultos; sou casada pela segunda vez, meu marido é mais novo que eu (também não importam quantos anos) e sou uma mãe mala.
Moro em São Paulo e meus filhos em Campinas. A Angélica com o marido e o Thales com o pai.
Eu digo mãe mala, porque é assim que meu filho me chama, mas sou uma mãe, como todas as outras.
O defeito de toda mãe é querer viver a vida do filho, querer protege-lo dos males do mundo, das pessoas....mas já estivemos na pele deles e não queríamos ser tão protegidos. Eu até queria porque não tenho uma mãe protetora, não de mim pelo menos.
Abri este espaço para desabafar, para compartilhar com alguém que leia isto e possa entender minhas aflições, meus medos e sobressaltos.
Assinar:
Postagens (Atom)


