terça-feira, 8 de maio de 2012

Nossos sonhos

Toda mãe, mesmo as mais malas, sonham com o melhor para seus filhos. Eu sempre sonhei e fiz planos. Mas estes planos são somente nossos. Queremos viver a vida dos filhos, aproveitar as oportunidades deles....bobagem. As escolhas são somente deles, já fizemos as nossas.
Quando eu era criança sonhava em ter uma bela casa, em estudar, ter curso superior. Meu pai dizia que mulher não precisava de estudo. Que eu deveria procurar um bom marido e só. Minha mãe falava que ela não estudou, por que eu seria diferente?
Isto, para outras pessoas poderia soar como uma sentença, mas para mim tornou-se um desafio. A vida era  e é minha e eu tomei as rédeas. Ninguém vai dizer como será meu destino. Meu destino está e sempre esteve em minhas mãos.
Um dia, minha irmã mais nova me disse que há uma grande diferença cultural e social entre nós. Disse que ela teve todas as oportunidades que eu não tive, só não as aproveitou. Eu agarrei com unhas e dentes todas as oportunidades que apareceram em minha vida e foram muito poucas. Tenho orgulho em dizer que tudo que tenho consegui por esforço próprio e de maniera honesta.
Isto é um desabafo.....não aguento ver pessoas reclamando da vida. A vida é feita de escolhas. Deus nos deu o livre arbítrio.
Cada um está no lugar onde se posicionou

segunda-feira, 26 de março de 2012

Reencontro

Hoje tive um reencontro com uma linda criança. Uma menina magrinha, tímida, linda, que mendigava o amor da mãe. Que pedia colo e não tinha porque os ossos machucavam, que não tinha os cabelos cuidados, pois eram lisos e compridos..." parece uma Madalena Arrependida"...que era mau cuidada e mau alimentada e que não teria futuro algum...o futuro seria casar e ter filhos...isto lhe bastaria...se encontrasse alguém que a amasse de verdade....e assim a menina cresceu, sempre querendo agradar aos outros, se anulando, se punindo...
Eu tive pena daquela menina e chorei...doeu rever aquela situação...como pode uma mãe destruir tanto uma criança, acabar com sua auto estima e lhe negar amor? Como pode uma mãe não querer o melhor para seu filho?

Apesar de tudo, aquela menina cresceu, estudou, casou, descasou, casou de novo, lutou pela vida e continua de pé.

A menina continua aqui, raramente tímida, na maioria das vezes muito falante, com virtudes, defeitos, mas feliz!

Eu sou muito feliz!!!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Devaneios.....

Ontem estava lembrando coisas de minha infância e adolescência. Eu não me lembro de grandes demonstrações de amor entre as pessoas. Eu tive muito carinho da minha tia, minha avó, mas não me lembro delas dizerem " eu te amo".
Talvez por isto eu tenha tido muita dificuldade em expressar isto ao longo da vida. Eu amava, mas não dizia. Tinha medo de dizer, esta frase é muito forte: " eu te amo". E isto pode parecer besteira, mas é muito importante saber que se é amado. Nunca ouvi " eu te amo" da minha mãe e por esta razão sempre expresso meu amor aos meus filhos. Acredito que quando se fala esta frase, tem que ser verdadeiro, porque pode soar falso...e é horrível. As palavras devem vir do coração, não somente sair pela boca.
Eu amo meu marido, amo meus filhos, meus irmãos e sempre digo isto a eles; e quando eu digo, eu sinto, porque não são somente palavras, mas sentimentos verdadeiros.
Quando ligo para meus filhos, sempre reafirmo este sentimento de amor. Sempre digo para a Angélica: te amo filha, e ela responde: também te amo mãe....para o Thales digo: te amo filho...e ele responde: também ME amo mãe....