terça-feira, 8 de maio de 2012

Nossos sonhos

Toda mãe, mesmo as mais malas, sonham com o melhor para seus filhos. Eu sempre sonhei e fiz planos. Mas estes planos são somente nossos. Queremos viver a vida dos filhos, aproveitar as oportunidades deles....bobagem. As escolhas são somente deles, já fizemos as nossas.
Quando eu era criança sonhava em ter uma bela casa, em estudar, ter curso superior. Meu pai dizia que mulher não precisava de estudo. Que eu deveria procurar um bom marido e só. Minha mãe falava que ela não estudou, por que eu seria diferente?
Isto, para outras pessoas poderia soar como uma sentença, mas para mim tornou-se um desafio. A vida era  e é minha e eu tomei as rédeas. Ninguém vai dizer como será meu destino. Meu destino está e sempre esteve em minhas mãos.
Um dia, minha irmã mais nova me disse que há uma grande diferença cultural e social entre nós. Disse que ela teve todas as oportunidades que eu não tive, só não as aproveitou. Eu agarrei com unhas e dentes todas as oportunidades que apareceram em minha vida e foram muito poucas. Tenho orgulho em dizer que tudo que tenho consegui por esforço próprio e de maniera honesta.
Isto é um desabafo.....não aguento ver pessoas reclamando da vida. A vida é feita de escolhas. Deus nos deu o livre arbítrio.
Cada um está no lugar onde se posicionou